A Federação Canadense

A Federação das Irmãs de São José no Canadá é uma associação voluntária de seis Congregações autônomas, de língua inglesa: Toronto, Hamilton, London, Peterborough, Pembroqe e Sault-Sainte-Maire. No decorrer do Século XX, as Congregações trabalharam nos campos da educação, da saúde, dos serviços sociais e do Ministério Paroquial. Não somente tiveram influências preponderantes no interior da província de Ontário, onde estão situadas as seis Casas-Mães, mas cada Congregação estendeu seu Ministério a todo o Canadá e além dele, para estabelecer missões atuais em Honduras, Haiti, Zâmbia,Quênia, Brasil, Peru, Bahamas e Jamaica.

Nestes últimos anos, as Congregações abriram seus apostolados tradicionais a uma variedade de Ministérios que atendem aos novos pedidos da sociedade contemporânea. Agindo assim, realizaram projetos mais novos, criando centros de desintoxicação, casas para refugiados e programas de apoio para eles, centros de cuidados para pessoas dependentes de drogas e do álcool, residências para desabrigados e mulheres na miséria, sopas populares, bancos alimentares e muitos outros projetos inovadores para atenderem às necessidades dos pobres e das populações aborígines do Canadá. Algumas Congregações criaram, também, centros de retiro ou de educação cristã próximos ou no interior de suas Casas-Mães.

As Irmãs diretoras e as responsáveis pelo programa de associados se encontram regularmente para partilhar informações, discernir o espírito que conduz o movimento dos associados e analisar os progressos à luz da Carta da Federação dos Associados São José. "Pequenas comunidades de fé, de homens e de mulheres, inspiradas pelo carisma e pela Espiritualidade da Congregação das Irmãs de São José , se comprometeram a participar da transformação da Igreja e do planeta por um amor ativo e inclusivo".

A experiência da Federação é cheia de vida; os laços criados entre os membros, os dons de espírito e de coração colocados em comum na partilha das riquezas e a troca de informações e de conhecimento no coração de uma herança espiritual comum, são apreciados. Hoje, cerca de 1.000 Irmãs de São José do Canadá continuam vivendo fiéis ao nosso apelo comum e permanecem "enraizadas no passado, desafiadas pelo presente e fortificadas para o futuro, no desejo de que todos possam ser um".(Extrato da Carta da Federação).

As Irmãs de Saint-Vallier não fazem parte da Federação Canadense, mas a maior parte das suas fundações e sua Casa Geral se encontram em Quebec, onde Maria Eugênia de Vitry, Madre de São Francisco de Assis (1859-1937), garantiu a primeira fundação. Aí, fundou várias escolas e um Noviciato que logo se tornou florescente. Voluntária para todas as funções nobres, conduziu para aí um primeiro grupo de Irmãs educadoras em 1903, logo após as leis anti-congregacionistas.

Visite o site da Federação Canadense

Voltar à Página Inicial