A Federação Americana Na aurora de um novo milênio, um grupo de mulheres aparentemente insignificante crê firmemente que a graça do amor que age e une é bastante poderosa para iluminar nosso mundo misterioso, frágil e desamparado. Contando
com a força de Deus, temos a coragem de ser testemunhas 1995, Federação Event Vision statement Histórico As seis irmãs que deixaram Lyon, em 1836, e desembarcaram em Nova Orleans, ocupam em Carondelet, perto de Saint Louis (Missouri),uma construção em madeira com troncos de árvores redondos, semelhantes a toda habitação dos pioneiros do Oeste: outras duas irmãs se formam na linguagem dos surdos-mudos, na França, antes de se juntarem a elas. Vinte e cinco das trinta congregações de São José dos Estados Unidos e do Canadá saíram dessa fundação inicial, a começar por Chestnut Hill (Philadelphia), em 1847. A expansão prossegue para Leste e Nordeste e, em seguida, para Oeste. Outras fundações dão origem a três novas congregações: em 1855, as primeiras irmãs de Bourg chegam a Nova Orleans. Sua fundação conta logo três províncias que, em 1977, formaram uma congregação independente, "São José de Mèdaille". Desde o fim da Guerra da Secessão, um bispo originário da Haute Loire, Augustin Verot, pede para virem irmãs do Puy para instruir e colocar os antigos escravos negros, recentemente libertados no território da Flórida (hoje, Geórgia e Flórida). Em 1885, a congregação de Chambèry envia cinco irmãs a Lee (Massachussets) a pedido da srtª Jan Sedgwick, rica convertida, desejosa de ver as crianças das montanhas do Berkshire receberem uma educação católica. Em 1902, em Fall River (Massachussets), o vigário de Saint Roch quer abrir uma escola francesa para as crianças de Quebec cujos pais trabalham nas fábricas têxteis da cidade. Padre Giguére não hesita em fazer a viagem ao Puy para apresentar pessoalmente o seu pedido de viva voz Em 1906, as Irmãs de Lyon fundaram uma comunidade em Jackman (Maine), não longe da fronteira canadense. Somente duas províncias pertencem, ainda, à sua congregação de origem: West-Hartford (Connecticut), província de Chambèry, e o Maine, província de Lyon. As congregações de Savannah (Georgia) e Superior (Winsconsin) se fundiram com Carondelet; a de Fall River, com Springfield (Massachussets). No decorrer dos períodos de forte imigração européia dos séculos XIX e XX,as Irmãs contribuíram para a integração das pessoas que chegaram como candidatas à nacionalidade americana através do ensino em todos os níveis e nos domínios mais variados. Várias congregações americanas se fizeram missionárias, por sua vez, não hesitando em fundar, na América Latina, na Ásia, na Austrália e na África. Por outro lado, centros para pessoas desabrigadas, ou para pessoas em situação precária, em um espírito de "compaixão", fazem-nas recuperar dignidade e confiança em si mesmas. São José Center (Califórnia) dirige uma escola de pais, aparelhada com serviços diversificados, ajudada por um conselheiro financeiro que lhes ensina a administrar um orçamento... O Centro ajuda, assim, 12.000 pessoas por ano. No espírito das bem-aventuranças, as Irmãs propõem serviços nos domínios cultural, econômico e religioso, até os confins do Peru. Um centro de serviço social oferece atividades que visam à aquisição das bases da educação, da nutrição... Uma clínica médica cuida de 17.000 pacientes por ano. As Irmãs se tornam se tornam "Associadas Paroquiais" e pastorais orientadoras espirituais de escolas, universidades, hospitais, prisões. Há centros que oferecem às mulheres recém-saídas da prisão um alojamento temporário (de três a dez meses), e lhes propõem um trabalho de reinserção ou formação que lhes permita encontrar um emprego. Uma Irmã psicoterapeuta aconselha pessoas e famílias na miséria. Sua clientela vem de todos os horizontes. Ela trabalha em colaboração com dois pastores protestantes, dirige sessões ecumênicas interconfesionais etc... "Ide por toda a Terra..." No meio do Pacífico, no Havaí, as Irmãs trabalham junto a uma população mista: indígenas das ilhas, famílias dos militares com base no Pacífico, imigrantes da Ásia e das ilhas do Pacífico Sul...Numerosos são os que se tornam associados e vivem a Espiritualidade das Irmãs de São José. Continuidade e evolução Se as Irmãs francesas partiram para fundações no Novo Mundo, era para atender um apelo de evangelização por meio do ensino e da educação. Hoje, as congregações continuam a se comprometer neste domínio (600 irmãs em Chestnut Hill, das quais a metade em atividade), para todas as classes da sociedade: os pobres, os negros e os haitianos na Flórida, as classes médias e ricas em todos os níveis de ensino. Um dos institutos universitários prepara um doutorado de Teologia e Espiritualidade partilhando biblioteca e curso com a Universidade Luterana próxima.Estes colégiosforam fundados para mulheres por mulheres que crêem firmemente serem capazes de influenciar o futuro da sociedade. Nisto, eles atualizaram o pensamento do Padre Medaille de formar "multiplicadores". Fora da experiência tradicional, e isto, desde o início, em Kahokia (missão indiana), escolas para os surdos funcionam com sucesso. Mais recentemente, foram criados programas de luta contra o iletrismo: eles respondem ao desejo das mulheres de bairros pobres, no centro da cidade: aprender a falar inglês, a ler melhor e escrever. A educação é, também, "exportada" dos Estados Unidos: em uma escola de segundo grau do Japão, onde a palavra reconciliação não existe, a mensagem cristã, o carisma de unidade e reconciliação tocam 900 alunos, seus pais e amigos, os professores e os funcionários. Em um mundo em busca de referências, irmãs pregam retiros, em casas de suas Ccongregações ou centros espirituais de Jesuítas.Algumas, artistas, colocam sua arte a serviço da oração. Reunidas em uma associação que comercializa suas produções (pinturas, esculturas, vitrais, música, canto), elas são conhecidas e reconhecidas e fazem passar o carismadas Irmãs de São José no domínio da arte. Desde a origem, as Congregações enfrentaram problemas de saúde: as casas de repouso, chamadas, às vezes, de "enfermarias", acolhem não apenas as irmãs idosas, doentes ou dependentes, mas também seus parentes, padres, membros de outras Congregações, negros, cujo estado frágil necessita de cuidados de qualidade, e cujas rendas são, às vezes, limitadas. Algumas Congregações construíram, com ajuda financeira do Governo Federal e do governo do seu estado, apartamentos (106, na Pensilvânia). Outros quarenta estão previstos para as pessoas de idade ou deficientes que encontram, assim, um teto e uma ajuda social adequada. |